Você sabia que a Psicopedagogia é reconhecida junto ao Ministério do Trabalho?
Sob o Código Número 2394-25 da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, classifica na categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
Têm a seguinte DESCRIÇÃO e ATIVIDADES:
Descrição Sumária
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Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.
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Formação e experiência
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O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
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Condições gerais de exercício
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Atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada; trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
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Atividades a serem desenvolvidas:
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IMPLEMENTAR A EXECUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor
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- Assessorar o trabalho docente
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- Administrar a progressão da aprendizagem
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- Observar o processo de trabalho em salas de aula
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- Visitar rotineiramente as escolas
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- Acompanhar a produção dos alunos
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- Acompanhar a trajetória escolar do aluno
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- Elaborar textos de orientação
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- Produzir material de apoio pedagógico
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- Observar o desempenho das classes
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- Analisar o desempenho das classes
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- Reunir-se com conselhos de classe
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- Observar conselhos de classe e de escola
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- Analisar as reuniões de conselho de classe e de escola
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- Analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares
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- Sugerir mudanças no projeto pedagógico
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- Coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem
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- Fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico
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- Coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios
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- Administrar recursos de trabalho
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- Administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos
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- Intervir na aplicação de medidas disciplinares
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- Aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar
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- Emitir pareceres para autorização de escolas particulares
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- Organizar encontro de educandos
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- Interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar.
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AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Construir sistema de avaliação
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- Construir instrumentos de avaliação
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- Valorizar experiências pedagógicas significativas
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- Detectar eventuais problemas educacionais
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- Propor soluções para problemas educacionais detectados
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- Assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico
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- Possibilitar a avaliação da escola pela comunidade
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- Avaliar o desempenho das classes/turmas
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- Avaliar o processo de ensino e de aprendizagem
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- Verificar o cumprimento das metas
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- Avaliar a instituição escolar
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- Participar da avaliação proposta pela instituição
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- Avaliar o desempenho profissional dos educadores
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- Avaliar a implementação de projetos educacionais
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- Avaliar os planos diretores
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- Participar das avaliações externas
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- Avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e grafoperceptiva da criança
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- Propor ações que favoreçam a maturação da criança
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- Elaborar projetos de recuperação de aprendizagem
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- Analisar resultados das avaliações
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VIABILIZAR O TRABALHO COLETIVO
- Criar mecanismos de participação/interação
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- Criar espaços de participação/interação
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- Organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação
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- Estruturar os tempos pedagógicos
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- Estimular a participação dos diferentes sujeitos
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- Equalizar informações
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- Contribuir para que as decisões expressem o coletivo
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- Estimular a transparência na condução dos trabalhos
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- Organizar reuniões com equipes de trabalho
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- Valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico
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- Estimular a participação nas instituições associativas
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- Criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo
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- Planejar reuniões com equipes de trabalho
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- Formar equipes de trabalho
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- Promover estudos de caso
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COORDENAR A (RE) CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Levantar necessidades educacionais e sociais
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- Caracterizar o perfil dos alunos
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- Fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais
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- Contextualizar historicamente a escola
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- Levantar recursos materiais, humanos e financeiros
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- Identificar os princípios norteadores da escola/instituição
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- Explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico
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- Estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola
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- Fornecer subsídios teóricos
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- Traçar objetivos educacionais
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- Traçar metas educacionais
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- Planejar ações de operacionalização
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- Articular a ação da escola com outras instituições
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- Articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente
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- Assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas
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- Administrar a demanda por vagas
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- Participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares
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- Buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional
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- Assessorar as escolas/instituições
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- Estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino
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- Promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família
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ELABORAR PROJETO INSTRUCIONAL
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DESENVOLVER PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional
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- Mediar informações entre autor e equipe de produção
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- Participar da criação do projeto gráfico
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- Roteirizar material
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- Elaborar roteiro visual (storyboard)
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- Adequar linguagem textual e imagética
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- Elaborar atividades
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- Garantir a integridade instrucional
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- Compatibilizar carga horária por atividades
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- Orientar equipe de produção
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- Acompanhar equipe de produção
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- Acompanhar processo de revisão
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- Descrever estrutura do ambiente de aprendizagem
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- Validar material revisado
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- Realizar controle de qualidade
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- Validar produto final
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PROMOVER A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFISSIONAIS
- Formar-se continuamente
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- Atualizar-se continuamente
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- Estudar continuamente
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- Pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico
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- Pesquisar práticas educativas
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- Aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem
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- Aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino
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- Aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos
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- Selecionar referencial teórico
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- Selecionar bibliografia
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- Organizar grupos de estudos
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- Promover trocas de experiências
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- Orientar atividades interdisciplinares
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- Promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas
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- Participar de cursos, seminários e congressos
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- Participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais
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- Registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional
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COMUNICAR-SE
- Olhar com intencionalidade pedagógica
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- Expressar-se com clareza
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- Socializar informações
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- Divulgar deliberações
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- Elaborar relatórios
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- Sistematizar registros administrativos e pedagógicos
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- Emitir pareceres
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- Entrevistar
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- Divulgar resultados de avaliação
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- Divulgar experiências pedagógicas
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- Publicar experiências pedagógicas
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- Organizar encontros, congressos e seminários
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- Dominar a língua portuguesa
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DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
- Compreender o contexto
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- Respeitar as diversidades
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- Criar espaços para o exercício da diversidade
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- Respeitar a autoria do educador
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- Respeitar a autonomia do educador
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- Criar clima favorável de trabalho
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- Demonstrar capacidade de observação
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- Trabalhar em equipe
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- Administrar conflitos
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- Intermediar conflitos entre a escola e a família
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- Interagir com os pais
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- Coordenar reuniões
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- Dimensionar os problemas
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- Estimular a solidariedade
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- Respeitar a alteridade
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- Estimular a criatividade
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- Estimular o senso de justiça
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- Estimular o senso crítico
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- Estimular o respeito mútuo
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- Estimular valores estéticos
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- Desenvolver a auto-estima
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- Estimular a cooperação
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- Administrar tempo
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- Auto-avaliar-se
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- Demonstrar criatividade
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- Demonstrar pró-atividade
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- Demonstrar versatilidade
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- Demonstrar flexibilidade
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Materiais a serem utilizados:
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Papéis
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Giz, lápis, canetas
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Livros, periódicos, jornais, revistas impressos e
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computadores, scaner, impressora, multimídia
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Máquina de escrever
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Tintas: guache, aquarela,
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Mesas, cadeiras, estantes, armários
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Arquivos
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Softwares, disquetes, cd rom
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Apagadores
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Dvd
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Filmadora
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Máquina fotográfica
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Retroprojetor, transparências
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Tv, aparelho de videocassete
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Copiadora
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Datashow
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Projetor de slides
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Flipchart
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Sucata
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Fitas com filmes em vídeo, fitas cassetes,
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Jogos didáticos
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Telefone, fax
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Microfone, aparelho de som, gravadores
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Lousas branca, giz, magnética, quadros
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Web cam
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Internet
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Pen drive
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Teleconferência
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Ava (ambiente virtual de aprendizagem)
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Lms (plataforma/aplicativo)
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