ITPA
O
teste ILLINOIS DE HABILIDADES PSICOLINGUÍSTICAS,
foi adaptado à realidade brasileira.
É
um teste de aplicação individual, para diagnóstico, prevenção e intervenção das
dificuldades vinculadas aos processos de comunicação, base da aprendizagem
global e específica.
PAR EDUCATIVO
Sistematizado
por Malvina Oris e Pichona Ocampo é importante na avaliação psicopedagógica.
Nessa situação, solicitamos que a criança desenhe uma pessoa que aprende e uma
que ensina, sugere-se que ela formule uma história envolvendo esses dois
personagens; pode ser oral ou por escrito.
É possível interpretar relações ensinante-aprendente, o papel vivido na escola, em turma, as rejeições às situações escolares, ameaça da figura do professor, etc..
É possível interpretar relações ensinante-aprendente, o papel vivido na escola, em turma, as rejeições às situações escolares, ameaça da figura do professor, etc..
Prova de Lateralidade
Tem por objeto determinar o predomínio de um hemisfério
cerebral sobre o outro na coordenação das ações, o que se estabelece
verificando qual a mão, o pé, o olho preferido para a execução de uma
atividade, e comparando o rendimento obtido quanto à habilidade, rapidez e
força com a extremidade direita e com a esquerda.
Prova de lecto-escrita
Interessa determinar que tipo de dificuldade é a que
predomina no fracasso da criança na aquisição da escrita e da leitura. Um exame
do caderno nos permitirá saber se se trata de um problema ortográfico, se há
queda de letras entre palavras, inversões, substituições sistemáticas de
fonemas, etc.
MATRIZES PROGRESSIVAS
Teste das Matrizes Progressivas, Escala Geral ou o teste de
Raven, é um instrumento clássico para avaliação de aspectos importantes do
potencial intelectual.
Suas aplicações abrangem todas as idades, desde o
jardim-de-infância até a idade avançada, bem como todos os níveis culturais, do
primário aos cursos de pós-graduação. Não se limitam à orientação vocacional e
à seleção de pessoal; é empregado para o diagnóstico de deficiência mental de
crianças e da involução intelectual de pessoas idosas. Pesquisas transculturais
utilizam-se dele para estudar diferenças étnicas ou de aculturação. É empregado
na psiquiatria, na psicologia clínica e assistencial e na psicopedagogia.
A Escala Geral das Matrizes Progressivas, Séries A, B, C, D,
e E, se constituem num teste que revela a capacidade que um indivíduo possui,
no momento de fazer a prova, para apreender figuras sem significado e se
submetem a sua observação, descobrir as relações existentes entre elas, imaginar a natureza da
figura que completaria o sistema de relações implícito e, ao fazê-lo,
desenvolver um método sistemático de raciocínio.
As Matrizes Progressivas coloridas, Séries A, Ab, e B nos
dão um valioso teste para crianças e pessoas idosas, para estudos
antropológicos e para o trabalho na clínica. Podem ser usadas satisfatoriamente
com os que, por algum motivo, não compreendam ou falam o idioma nacional, sofrem
de defeitos físicos, são intelectualmente subnormais ou estão em processo de
deteriorização mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário