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sábado, 21 de abril de 2012


CONFIAS

Apresenta-se aqui um teste elaborado para o português por um grupo de psicopedagogas, lingüistas, fonoaudiólogas e psicóloga, que permite a observação do desempenho de crianças em tarefas que envolvam a consciência fonológica. Esse instrumento pode servir para educadores e terapeutas que pretendam acompanhar o desenvolvimento das crianças em habilidades metafonológicas e a relação desse desenvolvimento com a aquisição da escrita.
TÍTULO: CONFIAS – Consciência fonológica: instrumento de avaliação seqüencial
AUTORAS: Sônia Moojen (org.); Gabriela C. Menezes de Freitas; Maity Siqueira; Rosangela Marostega Santos; Raquel Brodacz; Elizabet Guarda; Adriana Costa.
Editora: Casa do Psicólogo / São Paulo           Ano: 2003.
ESTRUTURA DO CONFIAS
Nível da sílaba
Nível do fonema
S1 – Síntese
S2 – Segmentação
S3 – Identificação de sílaba inicial
S4 – Identificação de rima
S5 – Produção de palavra com a sílaba dada
S6 – Identificação de sílaba medial
S7 – Produção de rima
S8 – Exclusão
S9 – Transposição
F1 – Produção de palavra que inicia com o som dado
F2 – Identificação de fonema inicial
F3 – Identificação de fonema final
F4 – Exclusão
F5 – Síntese
F6 – Segmentação
F7 – Transposição

Sugestões de atividades

As atividades que envolvem a consciência fonológica devem ser lúdicas, tendo como objetivo não um ensino ou um treinamento, mas a pretensão de desenvolver as habilidades em consciência fonológica a partir de brincadeiras muitas vezes corriqueiras em sala de aula, incentivando a criança a participar ativamente das atividades e a construir suas próprias hipóteses. Essas atividades proporcionam o desenvolvimento das habilidades das crianças em lidar com os sons e preparam para futuras tarefas que relacionem as unidades sonoras aos grafemas.


Ø      ATIVIDADES ORAIS:

ü      Sílabas

-          Bater palmas correspondentes aos números de sílabas de palavras e frases.

-          Cantar uma música batendo palmas para cada uma das sílabas.

-          Recitar um poema marcando com os pés as sílabas.

-          Dizer palavras que comecem ou terminem com determinada sílaba.

-          Fazer perguntas que exijam reflexão sobre as sílabas:
Quantos pedaços tem a palavra ‘bola’?
Qual palavra vai ficar se eu tirar o ‘co’ de ‘casaco’?
E se eu tirar o ‘sa’ de sapato?
Qual é o pedaço do meio da palavra ‘castelo’?

-          Cantar uma música excluindo determinadas sílabas.
O sapo não “__va” o pé
Não “__va” porque não quer
Ele mora “__” na “__goa”
Não “__va” o pé porque não quer
Mas que chulé!

-          Brincar com a língua do pê:
ca – pa – sa – pa (casa)
pe – ca – pe – sa (casa).

-          Tirar uma sílaba e desenhar o que sobrou:
bolacha                                                   soldado






 






ü      Rimas e aliterações:

-          Ler um poema em voz alta para os alunos e perguntar quais as palavras que rimam.
Corre cutia
na casa da tia
corre cipó
na casa da vó
lencinho na mão
caiu no chão
moça(o) bonita(o)
do meu coração

-          Dizer palavras que rimem com o próprio nome.
Ex.: Gabriela – panela.


-          A partir de figuras, agrupar as palavras que rimam.
Ex.:
òñö
rato     avião   gato

-          Completar as rimas

Fui na horta apanhar couve
marimbondo me mordeu
Fui dar parte à polícia
A polícia me ______________

Um, dois, feijão com _________
Três, quatro, feijão no __________
Cinco, seis, feijão ___________
Sete, oito, feijão com ___________
Nove, dez, comer ____________

A casinha da vovó
Trançadinha de cipó
O café ta demorando
Com certeza não tem ________

-          Descobrir
O que Marieta guarda dentro da gaveta?
(  ) uma revista em quadrinhos
(  ) a sua primeira chupeta
(  ) um cachorrinho pequeno



O que Dona Conceição tem embaixo do colchão?
(  ) um colar de contas
(  ) um livro de estimação
(  ) um sapato furado

-          Cantar uma música e propor desafios.
Exemplo: Não podemos falar as palavras que terminem com ‘ão’.

-          A partir de figuras, dizer palavras que comecem com os mesmos sons.

-          Identificar, em um grupo de figuras, aquelas que começam com os mesmos sons.


 
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ü      Fonemas

- Fazer perguntas que exijam a reflexão sobre os fonemas:
Quantos sons tem a palavra ‘sala’ ? (segmentar os sons batendo palmas) 
Qual o último som da palavra ‘dominó’? (ó)
Qual palavra resta se eu tirar o / l / de ‘luva’? (uva)

- Dizer palavras que comecem com um determinado som.
Ex.: /s/ - sapo, sacola, sorvete, sopa, sino.

- Brincar com parlendas, trocando determinados sons:
- O rato roeu a roupa do rei de Roma.
- O pato poeu a poupa do pei de poma.

Um tigre, dois tigre, três tigres.
U figre, dois figres, frês figres

Ø      ATIVIDADES ESCRITAS

- Colocar as sílabas das palavras em ordem
Exemplos:
MA – TAS – FAN (fantasma)
GO–CE–MOR (morcego)
PI–VAM–RO (vampiro)

- Pôr um texto no flanelógrafo faltando sílabas em algumas palavras. Os alunos recebem cartões com sílabas e devem completar o texto do flanelógrafo.

-Trocar sílabas de uma palavra para escrever uma palavra nova.
Exemplos: cabelo – cavalo
       salada – bolada.

-Colorir as palavras que rimam
A lua vem saindo
redonda como um vintém
se eu não casar com você
não caso com mais ninguém.

- Sublinhar as palavras que começam com os mesmos sons (aliterações)
Chove chuva chuvisquinho
Minha calça tem furinho
Chove chuva chuvarada
Minha calça está ____________

- Reescrever poesia: trocar as palavras que rimam por outras retiradas de jornais e revistas.

- Recortar de jornais e revistas palavras que comecem com o mesmo som em evidência na poesia.

- Completar a poesia
Quem quiser saber meu nome,
Dê uma jolta no jardim.
Que meu nome está escrito
Numa folha de ____________

Quem quiser saber meu nome,
Dê uma volta no mercado.
Que meu nome está escrito
Na faixa do ___________.

Quem quiser saber meu nome,
Dê uma olhada no quartel.
Que meu nome está escrito
No chapéu do ___________.

-Após a leitura de um texto, a professora é a instrutora para que ele seja colorido:
Colorir de vermelho todas as palavras que comecem com o som /v/.
Colorir de verde todas as palavras que comecem com o som /s/.

-Corrigir um “texto louco”. Algumas letras estão colocadas na posição errada. Exemplo: O braco  setá vazio. (O barco está vazio)

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