CONFIAS
Apresenta-se aqui um teste elaborado para o português por um
grupo de psicopedagogas, lingüistas, fonoaudiólogas e psicóloga, que permite a
observação do desempenho de crianças em tarefas que envolvam a consciência
fonológica. Esse instrumento pode servir para educadores e terapeutas que
pretendam acompanhar o desenvolvimento das crianças em habilidades
metafonológicas e a relação desse desenvolvimento com a aquisição da escrita.
TÍTULO: CONFIAS – Consciência
fonológica: instrumento de avaliação seqüencial
AUTORAS: Sônia Moojen (org.); Gabriela
C. Menezes de Freitas; Maity Siqueira; Rosangela Marostega Santos; Raquel
Brodacz; Elizabet Guarda; Adriana Costa.
Editora: Casa do Psicólogo / São Paulo Ano:
2003.
ESTRUTURA DO CONFIAS
Nível da
sílaba
|
Nível do
fonema
|
S1 – Síntese
S2 – Segmentação
S3 – Identificação de sílaba inicial
S4 – Identificação de rima
S5 – Produção de palavra com a sílaba
dada
S6 – Identificação de sílaba medial
S7 – Produção de rima
S8 – Exclusão
S9 – Transposição
|
F1 –
Produção de palavra que inicia com o som dado
F2 –
Identificação de fonema inicial
F3 – Identificação
de fonema final
F4 –
Exclusão
F5 – Síntese
F6 –
Segmentação
F7 –
Transposição
|
Sugestões de atividades
As
atividades que envolvem a consciência fonológica devem ser lúdicas, tendo como
objetivo não um ensino ou um treinamento, mas a pretensão de desenvolver as
habilidades em consciência fonológica a partir de brincadeiras muitas vezes
corriqueiras em sala de aula, incentivando a criança a participar ativamente
das atividades e a construir suas próprias hipóteses. Essas atividades
proporcionam o desenvolvimento das habilidades das crianças em lidar com os
sons e preparam para futuras tarefas que relacionem as unidades sonoras aos
grafemas.
Ø
ATIVIDADES ORAIS:
ü
Sílabas
-
Bater palmas correspondentes aos números de
sílabas de palavras e frases.
-
Cantar uma música batendo
palmas para cada uma das sílabas.
-
Recitar um poema marcando
com os pés as sílabas.
-
Dizer palavras que comecem
ou terminem com determinada sílaba.
-
Fazer perguntas que exijam
reflexão sobre as sílabas:
Quantos pedaços tem a palavra ‘bola’?
Qual palavra vai ficar se eu tirar o ‘co’ de
‘casaco’?
E se eu tirar o ‘sa’ de sapato?
Qual é o pedaço do meio da palavra
‘castelo’?
-
Cantar uma música
excluindo determinadas sílabas.
O sapo não “__va” o pé
Não “__va” porque não quer
Ele mora “__” na “__goa”
Não “__va” o pé porque não quer
Mas que chulé!
-
Brincar com a língua do
pê:
ca – pa – sa – pa (casa)
pe – ca – pe – sa (casa).
-
Tirar uma sílaba e
desenhar o que sobrou:
bolacha soldado
ü Rimas e aliterações:
-
Ler um poema em voz alta
para os alunos e perguntar quais as palavras que rimam.
Corre cutia
na casa da tia
corre cipó
na casa da vó
lencinho na mão
caiu no chão
moça(o) bonita(o)
do meu coração
-
Dizer palavras que rimem
com o próprio nome.
Ex.: Gabriela – panela.
-
A partir de figuras,
agrupar as palavras que rimam.
Ex.:
òñö
rato avião
gato
-
Completar as rimas
Fui na horta apanhar couve
marimbondo me mordeu
Fui dar parte à polícia
A polícia me ______________
Um, dois, feijão com _________
Três, quatro, feijão no __________
Cinco, seis, feijão ___________
Sete, oito, feijão com ___________
Nove, dez, comer ____________
A casinha da vovó
Trançadinha de cipó
O café ta demorando
Com certeza não tem ________
-
Descobrir
O que Marieta guarda dentro da gaveta?
( )
uma revista em quadrinhos
( ) a
sua primeira chupeta
( )
um cachorrinho pequeno
O que Dona Conceição tem embaixo do colchão?
( )
um colar de contas
( )
um livro de estimação
( )
um sapato furado
-
Cantar uma música e propor
desafios.
Exemplo: Não podemos falar
as palavras que terminem com ‘ão’.
-
A partir de figuras, dizer
palavras que comecem com os mesmos sons.
-
Identificar, em um grupo
de figuras, aquelas que começam com os mesmos sons.
$ %
ü Fonemas
- Fazer perguntas que exijam a reflexão sobre os
fonemas:
Quantos sons tem a palavra ‘sala’ ? (segmentar os sons
batendo palmas)
Qual o último som da palavra ‘dominó’? (ó)
Qual palavra resta se eu tirar o / l / de ‘luva’? (uva)
- Dizer palavras que comecem com
um determinado som.
Ex.: /s/ - sapo, sacola, sorvete,
sopa, sino.
- Brincar com parlendas, trocando determinados sons:
- O rato roeu a roupa do rei de Roma.
- O pato poeu a poupa do pei de poma.
Um
tigre, dois tigre, três tigres.
U figre, dois figres, frês figres
Ø
ATIVIDADES ESCRITAS
- Colocar
as sílabas das palavras em ordem
Exemplos:
MA – TAS – FAN (fantasma)
GO–CE–MOR (morcego)
PI–VAM–RO (vampiro)
- Pôr um texto no flanelógrafo
faltando sílabas em algumas palavras. Os alunos recebem cartões com sílabas e
devem completar o texto do flanelógrafo.
-Trocar sílabas de uma palavra para escrever uma palavra
nova.
Exemplos: cabelo
– cavalo
salada – bolada.
-Colorir as palavras que rimam
A lua vem saindo
redonda como um vintém
se eu não casar com você
não caso com mais ninguém.
- Sublinhar as palavras que começam com os mesmos sons
(aliterações)
Chove chuva chuvisquinho
Minha calça tem furinho
Chove chuva chuvarada
Minha calça está ____________
- Reescrever poesia: trocar as palavras que rimam por
outras retiradas de jornais e revistas.
- Recortar de jornais e revistas palavras que comecem com
o mesmo som em evidência na poesia.
- Completar a poesia
Quem quiser
saber meu nome,
Dê uma jolta
no jardim.
Que meu nome
está escrito
Numa folha de
____________
Quem quiser
saber meu nome,
Dê uma volta
no mercado.
Que meu nome
está escrito
Na faixa do
___________.
Quem quiser
saber meu nome,
Dê uma olhada
no quartel.
Que meu nome
está escrito
No chapéu do
___________.
-Após a leitura de um texto, a professora é a instrutora
para que ele seja colorido:
Colorir de vermelho todas as palavras que comecem com o
som /v/.
Colorir de verde todas as palavras que comecem com o som
/s/.
-Corrigir um “texto louco”. Algumas letras estão
colocadas na posição errada. Exemplo: O braco setá
vazio. (O barco está vazio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário